Golpe da Selfie

Golpe da Selfie

Tabela de conteúdos

Como funciona

O ponto chave do golpe é quando o criminoso solicita que a vítima tire uma “selfie” segurando um documento de identificação, como RG ou CNH. Eles argumentam que essa foto é necessária para “comprovar a identidade” ou “validar o procedimento”. No entanto, o objetivo real é roubar seus dados pessoais e, em alguns casos, utilizar a sua imagem e documentos para abrir contas, fazer empréstimos ou realizar outras fraudes em seu nome. Com a selfie e o documento, eles podem, por exemplo, desbloquear aplicativos de bancos ou conseguir acesso a serviços que exigem prova de identidade visual.

Como se proteger

  • Desconfie de pedidos de fotos: Ao receber uma encomenda não permita que tirem uma foto sua, peça que tire foto somente da encomenda.
  • Desconfie de Contatos Inesperados: Bancos, empresas sérias ou órgãos governamentais NUNCA pedirão para você enviar uma selfie segurando documentos por WhatsApp, e-mail ou qualquer outro aplicativo de mensagem. Se receber esse tipo de solicitação, desconfie imediatamente.
  • Verifique a Identidade: Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a instituição através dos canais oficiais (telefone, site ou aplicativo) que você já conhece. Não utilize números ou links fornecidos por quem entrou em contato com você.
  • Não Compartilhe Documentos por Mensagens: Seus documentos são valiosos e devem ser protegidos. Evite compartilhá-los por aplicativos de mensagem ou redes sociais, mesmo que a conversa pareça ser com alguém conhecido. Perfis podem ser clonados ou invadidos.
  • Use a Verificação em Duas Etapas: Ative a verificação em duas etapas em todos os seus aplicativos e contas online (bancos, e-mail, redes sociais). Isso adiciona uma camada extra de segurança, dificultando o acesso de criminosos mesmo que eles consigam sua senha.
  • Monitore Suas Contas: Fique de olho em suas contas bancárias, faturas de cartão de crédito e extratos. Se notar qualquer atividade suspeita, entre em contato imediatamente com seu banco.

Quer Evitar Golpes Digitais?

Descubra AGORA Como Se Proteger Contra Golpistas e Cibercriminosos com o Curso de Segurança Digital Pessoal.
Não espere que algo aconteça para se proteger!

QUERO APRENDER A ME PROTEGER
Compartilhe: